• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

Como estruturar um curso de Educação a Distância (EAD)

Em meio a trabalho, relacionamentos, filhos, amigos, cuidados com a casa, entre outros afazeres, o tempo anda cada vez mais escasso. Por isso, muitas pessoas que procuram uma qualificação têm optado pelos cursos de Ensino a Distância (EAD).

Estruturar um EAD, no entanto, pode não ser uma tarefa simples. Afinal, embora possa parecer que a única coisa a ser feita é adaptar um curso presencial a uma plataforma online, o ideal é que as aulas sejam pensadas exclusivamente para esse formato.

Sendo assim, é essencial planejar muito bem o público, os conteúdos que serão lecionados e por meio de quais metodologias. Além disso, contar com tecnologias que auxiliem esse processo torna o trabalho bem menos complicado.

Referenciais de qualidade

Embora a imagem de sala de aula dinâmica e interativa, com fóruns de discussão e vídeos seja o que nos vem à cabeça ao pensar em educação a distância, não existe um modelo único de EAD. O importante é que o curso esteja alinhado às reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes, além de seguir a metodologia que melhor se encaixe no ensino de determinado tema.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um documento com referenciais de qualidade para educação a distância. De acordo com o guia, um ponto que deve ser comum em todos os modelos de EAD é o de que a compreensão de educação como fundamento primeiro, antes de se pensar no modo de organização, à distância.

De acordo com o MEC, o Projeto Político Pedagógico de um curso nessa modalidade deve conter oito tópicos principais: concepção de educação e currículo; sistemas de comunicação; material didático; avaliação; equipe multidisciplinar; infraestrutura de apoio; gestão acadêmico-administrativa e sustentabilidade financeira.

Em relação ao sistemas de comunicação, o documento destaca a importância da interatividade entre professores, tutores e alunos. O curso tem que permitir ao aluno resolver, com rapidez, suas dúvidas sobre conteúdos, material didático, etc. Além disso, a interação entre os estudantes evita o isolamento e motiva a aprendizagem. Assim, ambientes para discussão, para escrita colaborativa de textos e trabalhos e um canal individual entre professor e aluno são essenciais para o sucesso de um curso EAD.

coffee-smartphone-desk-pen

 

Gestão

O estudante de um curso à distância deve ter as mesmas condições e o mesmo suporte que o presencial, e o sistema acadêmico deve priorizar isso, oferecendo acesso aos mesmos serviços disponíveis no ensino tradicional, como: matrícula, inscrições, requisições, acesso às informações institucionais, secretaria, tesouraria, etc. O MEC pontua, ainda, que o acompanhamento de um aluno à distância deve ser rigorosamente supervisionado, a fim de evitar que o estudante se desestimule e tenha um desempenho baixo ou abandone o curso.

Nesse sentido, a gestão de um sistema EAD é complexa. O guia aponta que, para garantir a oferta de um serviço de qualidade, a instituição deve prover serviços básicos:

  • um sistema de administração e controle do processo de tutoria;
  • uma logística de controle da produção e distribuição de material didático;
  • um sistema de avaliação de aprendizagem;
  • um banco de dados com cadastro de estudantes, professores coordenadores, tutores, etc;
  • um cadastro de equipamentos e facilidades educacionais do sistema;
  • Um sistema de gestão dos atos acadêmicos tais como inscrição e trancamento de disciplinas e matrícula;
  • registros de resultados de todas as avaliações e atividades realizadas pelo estudante;
  • um sistema que permita ao professor ter autonomia para a elaboração, inserção e gerenciamento de seu conteúdo, e que isso possa ser feito de maneira amigável e rápida, com liberdade e flexibilidade.

E, não se pode esquecer da sustentabilidade financeira. Para garantir a continuidade do curso, a instituição deve montar uma planilha de custos do projeto, destacando o investimento em material didático, equipamentos, implementação do sistema de gestão e custos com equipe, recursos de comunicação e sistemas de avaliação.

Provas e exercícios online: porque estes são os melhores métodos para preparar seus alunos
Provas e exercícios online: porque estes são os melhores métodos para preparar seus alunos

Avaliações

A avaliação dos alunos pode ser uma das questões mais complicadas no gerenciamento de um curso à distância. Afinal de contas, são elas as responsáveis por mensurar o aprendizado do aluno e garantir que a transmissão do conhecimento está sendo feita de forma assertiva. Por isso, é fundamental lançar mão de tecnologias que auxiliem esse processo.

O Prova Fácil Soluções, da Starline, é um grande aliado nessa empreitada. A ferramenta adotada por grandes grupos educacionais do país permite que o professor gerencie e organize o processo de criação das avaliações, faz a correção automática de questões objetivas e disponibiliza relatórios de desempenho tanto da turma quanto de cada estudante individualmente, sendo ideal para a realização de provas em larga escala. O sistema também possibilita a criação de bancos de questões e de agendamento de testes, e formata a diagrama as provas.

Para exercícios online, o Prova Fácil Professor, plataforma da mesma linha voltado para uso dos professores, dá conta do recado. Ele pode ser usado tanto pelo navegador web quanto pelo tablet ou smartphone e permite que o professor envie exercícios online para os alunos e compartilhe suas questões com outros professores da rede. Além disso, no caso de avaliações presenciais, o aplicativo é fundamental para a correção em segundos de provas objetivas.

 

Prova Facil


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoSoftware para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!Como fazer um processo seletivo? Veja o passo a passo completo!O que os profissionais de tecnologia e educação esperam para 2019?Aprovação de Agendamento em Lote: saiba como fazer

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS